27 de agosto de 2011

As montanhas, os Himalaias e Pokhara

Depois de dois dias na calma Bandipur, chegamos a Pokhara, provavelmente o último destino das férias. Pokhara é o hub mais procurado para os bem conhecidos trekkings da região dos Himalaias. Mas não só, é também conhecida pela beleza dos seus vales circundantes e verdes e pelo Lago que dá pelo nome de Fewa Lake.

Chegamos de autocarro a uma das local bus stations e de seguida um auto-rickshaw leva-nos ao Lake Side onde decidimos ficar. É com certeza um dos locais mais turísticos que já tivemos durante estes dias… Esta parte da cidade, é, na altura de Outubro/Novembro, “invadida” por turistas que procuram os trekkings nos Himalaias, ou mesmo, à volta da região de Pokhara. É portanto um local cheio de restaurantes, bares, guest houses, hotéis, agências de tudo e mais alguma coisa, lojas, supermercados, um pouco de tudo para servir o turista!

Encontramos um local afastado da rua principal que nos tirava do provável ruído… O Hotel Boomerang Garden é recente, tem quartos limpos, água quente, tranquilos e com vista para os Himalaias… é, portanto, uma ótima escolha!

Com pouco tempo, e com o tempo incerto, os trekkings dos himalaias são substituídos por caminhadas no vale e região de Pokhara… Destaco dois: bem perto da Old Pokhara, fazemos durante uma manhã uma caminhada por entre um vale, rio, pontes à “Indiana Jones Style”, vacas, touros, campos verdejantes, gente característica e bom tempo! É de facto, muito bonita a natureza por estes lados…

A segunda, a aldeia de Sarangkot, bem lá no alto: 1592m é o ponto de onde ninguém que visita estas “margens” pode perder para uma vista maravilhosa dos Himalaias… infelizmente as nuvens, não nos deixam ter a plenitude da montanha e os seus picos bem delineados mas o pouco que se consegue ver é reconfortante para a caminhada que até aqui se faz… O trekking que faço para descer é brutal! A floresta densa e as cerca de 2h30 de descida deixam-me de rastos e quase sem sentir as pernas… mas a vista que obtenho na caminhada é fenomenal! A tranquilidade do lago, vista de cá de cima é sinal de paz, harmonia, calma, muito peace and love :)!

Noutro dia fazemos também a visita ao World Peace Pogoda um monumento Budista edificado e dedicado à paz mundial. Como se encontra num topo de uma montanha, quer a sua paisagem e a sua caminhada fazem um highlight desta região. Já tarde na descida, e quase ao anoitecer procuramos o percurso de volta, que nos levaria ao Lake Side atravessando o lago de barco… como demoramos um pouco na descida e não localizamos atempadamente os barcos, já fazemos a travessia do lago à noite, não deixa de ser bonito, mas também assustador, é que os barcos, muito pequenos não oferecem muitas condições de segurança e como vamos cinco e sem coletes só a nado nos salvaríamos se algo acontecesse! Mas tudo é muito tranquilo até porque o nosso “remador” demonstra ter muitos anos… a remar :) e o passeio acaba por ser compensador.

Nestes cerca de três dias e meio que permanecemos em Pokhara avistámos algumas vezes os picos dos Himalaias, sempre que o tempo nos deixava…

Mas estes instantes aguçam-nos o apetite para uma próxima visita ao Nepal!... é altura das monções e até nem nos podemos queixar do tempo porque chuva só mesmo (e muita!), durante a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário