18 de agosto de 2011

Taj Mahal e Delhi


Agra é conhecida pela localização de uma das sete maravilhas do mundo.

Depois do Corcovado (Rio de Janeiro, Brasil), agora o … TAJ MAHAL! (só faltam cinco!!!)

Fazemos a viagem de noite entre Udaipur e Agra são mais de 12 horas de comboio (sleeper class) que se fazem mais ou menos bem… dá para descansar e dormir. Chegados ao Hotel Agra Mahal um banho, ou meio J ,dado que a água tinha acabado no depósito, e de seguida em direção ao monumento… Não escolhemos bem o dia (se é que se pode escolher), hoje é dia da independência da Índia e muitos Indianos invadem Agra… Assim, espera-nos uma multidão na visita ao Taj Mahal… Para começar os preços dos bilhetes… para Indiano ver! 37,5 vezes mais caro o bilhete para estrangeiro!! Incrível!! Enfim, um costume nesta terra… preço para Indiano/preço para estrangeiro…

Comprado o bilhete, aproxima-se um indiano, não procurando qualquer contribuição, mas sim, tentando ajudar…. Estranho… diz-nos “Estão a ver esta fila… para entrar… espera-se cerca de duas horas…”; “Eu posso ajudar!”… Claro, claro, pensamos nós… a troco de quê!?!? Viramos as costas, caminhamos na direção das filas ENORMES… mas subitamente vejo uma aberta… caminhamos…e voilá… entrada para estrangeiro sem fila J Indiano – 0 vs Tuga – 2!!! E lá entramos… revista normal e TAJ MAHAL! De facto, ao longe não parece nada de outro mundo… mas há medida que nos aproximamos ganha forma e tamanho… é grandioso e lindo! Um monumento único todo em mármore… a envolvência do recinto com jardins e fontes de água, ajudam para o embelezar o recinto. Pena é a multidão que preenche quase todos os espaços do local…

Uma hora chega… e saímos na procura de um local para refrescar-nos… um roof-top estrategicamente colocado, serve para passarmos um pouco o nosso tempo jogando umas cartas tendo como cenário de fundo uma das sete maravilhas do mundo – o TAJ MAHAL!

No segundo dia, decidimos visitar Fatehpur Sikri, uma cidade abandonada com aproximadamente 500 anos construída na séc. XVI, antes de apanharmos o comboio com destino a Delhi. É precisamente, na capital indiana, que temos o voo para Kathmandu, Nepal.

O dia em Delhi é dedicado a Mahatma Gandhi, o grande líder pela independência da Índia e símbolo da forma de não-violência de protesto. O Museu multimédia, é um espaço de primeiro mundo interativo que desconhecíamos na Índia. É um dia que nos impressiona pela história detalhada que nos apresentam… e em sua memória partilhamos aqui.

Dia 18/7, 7h40, voamos em direção a um novo capítulo na nossa viagem: o NEPAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário