22 de agosto de 2011

Nepal e Kathmandu!

Chegamos finalmente ao Nepal... digo finalmente porque para já da Índia chega...

O voo da SpiceJet aterra em Kathmandu por volta das 10 da manhã e é hora de preencher o formulário para o "visa on arrival", mais 25 dolares, imigração e saímos do aeroporto.

Tudo muito tranquilo... pequena negociata para um taxi até Thamel, zona de Kathmandu onde decidimos ficar, uma pequena procura por uma guest house, e, instalamo-nos para um merecido banho, depois de mais uma viagem...

Os primeiros sinais do Nepal e de Kathmandu são positivos: menos baralho, menos gente, mas ainda alguma confusão que não é alheio o fato de estarmos na capital! A zona onde ficamos, Thamel, é uma espécie de centro comercial a "open air" com centenas de lojas com material de montanha a preços incríveis... pode-se encontrar as top marcas da especialidade... por exemplo comprar umas boas botas de montanha por menos de 35 euros ou um casaco top 3X Gore-Tex (últimos modelos) por apenas 25-30 euros, calças impermeáveis por menos de 10 euros... enfim uma tentação para quem gosta deste tipo de coisas... como nós!! Passamos cerca de dia e meio!! nas compras é que entre o negociar, apreciar o material, entrar em loja sim, loja sim, escolher cor, etc,etc... demora o seu tempo! É aqui, que pela primeira vez na minha vida, consigo, diga-se ligeiramente :), compreender as senhoras nas compras!Ufff... torna-se até cansativo!!! :)

Os restantes dois dias visitamos a famosa e central Durbar Square um World Heritage Site que impressiona pela quantidade de templos e movimento que fazem do ao local um sight muito interessante. Num dos templos que visitamos ainda resiste um mito e uma casa... The house of the Living Goddess... que ainda conta com a presença viva da Deusa - Kumari Devi!! Num dos festivais nepaleses a Deusa sai para ser adorada pelo povo... Tudo seria um conto de fadas se não estivéssemos a falar de uma criança, certamente com menos de 5 anos de idade, que foi escolhida para representar esse papel! Esta tradição Hindu-Budista ainda permanece bem viva nos nossos dias.

O outro dia é dedicado a outro culto Hindu... o que chamamos funeral. No templo de Pashupatinath assistimos ao ritual Hindu do funeral uma coisa absolutamente espectacular, culturalmente falando, claro!
O templo, localizado perto do rio, contempla pequenas "funerárias" bem junto ao rio onde numa primeira fase os familiares e amigos prestam homenagem... a fase final do ritual começa com o transporte do corpo para o rio, ficando somente as pernas em contacto com a água. Segue-se o vestir e colorir com flores, cores bem fortes. Tudo termina com uma pequena procissão, bem próxima, no mesmo lado do rio, onde se encontra o crematório... o corpo depois é colocado nesse local e arde perante todos... a cerimónia é pública e é também muito impressionante, diga-se não é para todos! A este local os Nepaleses chamam-no pequena Varanesi, comparando-o assim à cidade Indiana conhecida pelos mesmo rituais no rio Ghanges.


É aqui que decidimos fazer um skip à cidade Indiana... porque o tempo não é muito e por que estamos a gostar do Nepal! O dia ainda contempla a visita a um templo Budista o maior na rota de Kathmandu para o Tibete, onde era pedido bênção para essas rotas. Terminamos com a visita a um Mosteiro Tibetano - Kopan Monastery. Um centro de estudo e retiro espiritual onde se podem encontrar desde monges crianças a mais idosos.

Segue-se a viagem entre Kathmandu e Pokhara. Optámos por fazê-la em dois dias e pernoitar em Bandipur, uma pequena típica vila Nepalesa, vizinha dos picos mais conhecidos do mundo - os Himalaias! Será concerteza deslumbrante o pequeno almoço com os Himalaias em pano de fundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário